Sunus Sistemas Fotovoltaicos - Energia Solar em Belo Horizonte
Email: [email protected]
Phone: (31) 3266-4000
Url:
Avenida Brasil, 1104 - Funcionários
Belo Horizonte, MG 30140-001
Energia Solar é um bom investimento? Como ganhar dinheiro com painéis solares?

Energia Solar é um bom investimento? Como ganhar dinheiro com painéis solares?

Você sabia que investir em energia solar é seis vezes mais rentável do que a poupança? Por isso, criamos um conteúdo com tudo que você precisa saber sobre os motivos para fazer um investimento em energia solar e como você pode ganhar dinheiro com a energia solar.

Além disso, a energia elétrica no Brasil é a segunda mais cara do mundo, fazendo com que a energia solar seja a melhor opção para quem quer economizar. Quer saber um pouco mais sobre os motivos para investir em energia solar e como ganhar dinheiro com painéis solares?

É só conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

Motivos para investir em energia solar

Motivos para investir em energia solar

São vários os motivos para o investimento em energia solar, tanto para residências quanto para espaços comerciais. Por isso, vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Fonte de energia abundante

O Brasil é um país com muita incidência solar, e isso faz com que a energia solar seja uma fonte de energia abundante, que se adequa nos quatro cantos do país. De acordo com um estudo da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), feito em 2018, o potencial de geração de energia no estado é praticamente o dobro do da Alemanha.

Em números, o potencial energético de Minas Gerais é em torno de 5,5 e 6,5 kWh/m², enquanto na Alemanha é de 3 kWh/m² (kilowatts hora por metro quadrado).

Ou seja, a cada metro quadrado, o potencial energético de um sistema solar em Minas Gerais é de aproximadamente 6 kilowatts hora.

Considerando um consumo de energia mensal de 190 kWh, o gasto diário da sua casa é de 5,76 kWh/dia. Isso significa que, em apenas uma hora de energia gerada, você terá energia suficiente para suprir o seu consumo diário.

Economia

Outro motivo para investir em energia solar é a economia que você pode ter com a sua conta de energia elétrica. Toda a energia gerada pelo sistema que não for usada, pode ser repassada para a rede, gerando créditos para o gerador.

Ou seja, se você tiver gerado mais energia no seu sistema do que o seu gasto mensal, a energia excedente volta para a distribuidora, que a repassa para outros clientes. E isso gera economia tanto para você, quanto para a distribuidora, que pode usar a energia gerada pelo seu sistema.

Porém, essa energia que você gerou a mais não é perdida, ela retorna para você em créditos, que são convertidos em descontos nas suas contas de energia.

Esse desconto, dependendo do tanto de energia excedente, pode chegar a até 95% do valor da sua conta.

No caso, essa porcentagem de 95% só é aplicada pois as taxas de distribuição e os impostos não podem ser retirados da conta. Ou seja, o valor da sua conta será sempre menor, porém nunca zero, em decorrência dessas taxas.

Sustentabilidade

Sustentável, a energia solar não emite gases que causam o efeito estufa, ou seja, é uma solução energética não poluente.

Além disso, as placas podem ser recicladas, garantindo que mesmo após o descarte, a energia solar ainda seja uma opção sustentável de geração de energia.

Sistema customizável

Os sistemas de geração de energia solar são customizáveis, garantindo que eles se adequem tanto a casas pequenas quanto a enormes indústrias. Para isso, é preciso fazer o cálculo com o gasto médio de energia, dimensionando o sistema para suprir essa demanda.

Dessa forma, você dimensiona o sistema de acordo com a sua necessidade energética, garantindo que, além de gerar energia suficiente, você possa ter mais economia.

Como ganhar dinheiro com painéis solares

Como ganhar dinheiro com painéis solares

Mencionamos no começo do conteúdo que a energia solar é uma opção de investimento que rende até seis vezes mais do que a poupança.

Atualmente, a rentabilidade da poupança é de 7,89% ao ano, enquanto que um sistema de energia solar tem rentabilidade entre 24 e 36% ao ano.

Ou seja, um sistema de energia solar é uma ótima opção de investimento, que além de seguro, tem alta rentabilidade.

Mas se você está se perguntando como isso acontece, não se preocupe, pois vamos explicar. São três as formas que você pode ganhar dinheiro com painéis solares: a primeira já explicamos, que consiste em gerar energia excedente, que é passada para a distribuidora.

Dessa forma, com os créditos que são gerados, você vai ter uma economia na sua conta todos os meses, pelos 25 anos de vida útil do sistema.

Ou seja, mesmo que tenha feito um financiamento de 5 anos, você ainda pode ter retorno financeiro com esse sistema por 20 anos.

Vendendo energia solar

A segunda forma de ganhar dinheiro com painéis solares é vendendo a energia solar. Essa venda pode ser feita em leilões, que são regulados pela ANEEL, ou no mercado livre de energia, se tornando associado da CCEE.

Nos leilões da ANEEL, as distribuidoras efetuam a compra de energia, com leilões feitos em diversas categorias, como: Vendas, Fontes Alternativas, Excedentes, entre outros.

Ou seja, a energia que você gerou no seu sistema pode ser leiloada pelas distribuidoras, porém os preços variam, assim como em outros tipos de leilões.

O mercado livre de energia funciona de forma independente, garantindo preços mais competitivos e acessíveis para os consumidores. Por isso, é uma ótima opção tanto para vendedores quanto para consumidores, além de garantir inúmeras vantagens para os geradores de energia.

Porém, vale lembrar que para ser associado da CCEE, é preciso que a pessoa tenha uma empresa, além de obter uma autorização para atuar como comercializador.

Ou seja, você pode tanto ganhar dinheiro com a economia na sua conta de energia todos os meses, quanto efetuar a venda da mesma.

Aplicando em fundos de investimento em energia solar

Os fundos de investimento em energia solar são fundos coletivos que investem em empresas do setor de energia solar, incluindo fabricantes de painéis solares, empresas de instalação, empresas de geração de energia solar, entre outros.

Eles são administrados por um gestor de fundos que seleciona e administra uma carteira de ativos relacionados à energia solar com o objetivo de maximizar o retorno do investimento.

Os investidores podem investir em um fundo de energia solar através da compra de cotas, que representam uma participação proporcional no fundo.

Os rendimentos dos fundos de energia solar são gerados através de dividendos e valorização das ações das empresas incluídas na carteira do fundo.

Os fundos de energia solar são uma opção para investidores que desejam exposição ao setor de energia solar, mas não têm o conhecimento ou a habilidade para selecionar as ações dessas empresas individualmente.

No entanto, é importante lembrar que os fundos de energia solar apresentam os mesmos riscos e incertezas associados a qualquer investimento em ações, incluindo variações de preços, variações do desempenho do setor e riscos gerais de mercado.

Agora você já sabe mais sobre os motivos para investir em energia solar e como ganhar dinheiro fazendo isso. Então, basta entrar em contato com a nossa equipe e agendar uma cotação para o seu sistema de energia solar.

Leia também: Conheça as modalidades de financiamento de energia solar e o passo a passo para aprovação

Fique livre da conta de luz - Invista no seu sistema fotovoltamico e reduza sua conta de luz em até 95%

2 comentários para “Energia Solar é um bom investimento? Como ganhar dinheiro com painéis solares?

    1. Exatamente! Com a popularização da energia solar, surgiram muitas dúvidas sobre o investimento em energia solar e como ganhar dinheiro com energia solar. Importante ficar por dentro do assunto para tomar as melhores decisões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

**