Principais vantagens da energia solar para lojas e comércios em geral

Principais vantagens da energia solar para lojas e comércios em geral

Quando se pensa em alternativas para os meios tradicionais de geração de energia, a primeira opção que vem à mente é a luz do sol. Isso porque ele é o insumo mais popular, além de ser uma fonte sustentável e renovável de energia.

A tecnologia voltada para o setor energético vem popularizando os meios de coleta e geração de energia solar, possibilitando um meio econômico e sustentável – que oferece amplas  vantagens para lojas e comércios em geral – sejam eles de pequeno, médio ou de grande porte.

Estes negócios podem se beneficiar muito com o sistema de energia solar, por isso selecionamos no post de hoje as principais vantagens de optar pela energia solar em lojas e comércios.

Vantagens da energia solar fotovoltaica para lojas e comércios

Em tempos de crise energética, estiagem e outras questões que afetam o valor da luz no bolso das pessoas, as empresas passam a buscar soluções para reduzir os custos com energia.

Aqui a alternativa que aparece como uma excelente pedida é a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica, que é capaz de impactar significativamente na economia de um comércio.

Para se ter uma ideia, a instalação de um sistema destes oferece uma economia de até 90% na conta de energia mensal, além de várias outras vantagens.

Redução de custos

redução de custos com energia solar para comércio

Sobrecargas no consumo de energia em estabelecimentos comerciais sempre estão na lista de preocupações dos lojistas, que em conjunto com os preços praticados pelas concessionárias – mesmo com os subsídios e incentivos oferecidos – ainda é bem salgado.

A energia solar fotovoltaica entra aqui justamente para suprir essa demanda de fornecimento de energia elétrica produzida no próprio comércio e de quebra reduzindo os custos com a energia no seu estabelecimento comercial.

Longa durabilidade e manutenção facilitada

As instalações de energia solar, além de toda essa economia que falamos acima, também podem dar retorno financeiro do investimento num período que varia de 4 a 6 anos.

Um sistema de energia solar fotovoltaica também apresenta longa vida útil – chegando até mesmo a ultrapassar os 25 anos de durabilidade e inclusive a manutenção dos painéis solares é de baixo custo.

Indicamos que a realização de uma limpeza geral e lavagem dos módulos seja feita pelo menos a cada 6 meses nas placas solares utilizando:

  • água
  • sabão neutro
  • pano macio

E também fazer uma inspeção visual das conexões além de uma termografia preventiva.

Essas são as únicas providências que você precisa tomar para garantir o pleno funcionamento do sistema solar da sua loja ou comércio.

É uma manutenção muito simples e rápida.

Energia limpa, sustentável e silenciosa

Energia solar para comercio é limpa, sustentável e silenciosa

Nosso sol é uma fonte inesgotável de energia, oferecendo iluminação natural e o melhor de tudo: não poluente!

Dessa forma, lojas e comércios que optam por usar a energia solar fotovoltaica ajudam na preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do planeta Terra ao reduzir o uso de recursos naturais.

A produção de energia solar também não gera resíduos, não emite gases de efeito estufa e a produção das tecnologias para instalação de solares é estritamente controlada de forma que o processo de fabricação não ocasione prejuízos ao meio ambiente.

A energia elétrica gerada pelas placas solares também não emite nenhum tipo de ruído.

Economia para qualquer tipo de loja ou comércio

É de pensamento comum achar que os painéis de energia solar fotovoltaica só valem a pena quando instalados em grandes indústrias ou comércios. Mas isso é um verdadeiro engano.

Lojas e comércios de qualquer porte, independentemente do nicho de atuação, podem ter a oportunidade de gerar sua própria energia, garantindo uma redução significativa nos valores da conta de energia mensal.

A alternativa da luz solar consegue proporcionar, a longo prazo, um nível significativo de economia nos custos fixos do seu comércio, que após determinado período, estima-se que pode chegar até os 90% de redução nos valores.

Essa estimativa é de forma geral, pois o número pode variar de acordo com a localização da loja e o tipo de instalação solar utilizada no local.

O resultado é que, após decorrência de um certo período, os gastos mensais referentes à eletricidade não serão mais uma dor de cabeça para seu comércio.

Valorização do negócio e maior competitividade

A energia solar valoriza seu negócio e aumenta a competitividade

Questões de cuidado com o meio ambiente estão tomando os mais diversos âmbitos e quando uma empresa opta pela adoção de medidas sustentáveis – também chamadas eco-friendly – ela adquire uma visão diferenciada, conquistando maior simpatia da população, clientes e também dos investidores.

Isso ajuda seu comércio a ganhar destaque no mercado e ser muito mais valorizado, aumentando a vantagem competitiva no seu segmento de vendas destacando sua loja ainda mais.

Valorização do imóvel

Complementando o item anterior, os imóveis que possuem sistema de energia solar fotovoltaica instalado tendem a valorizar cerca de 7%.

Tecnologia e custos baixos

A instalação da energia solar vem ficando cada vez mais em conta pelos avanços tecnológicos do mercado solar, que estão possibilitando o barateamento dos equipamentos, além de ter profissionais cada vez mais qualificados para realizar a instalação com atenção e responsabilidade.

A instalação também é rápida e fácil e sempre que possível as placas solares e o inversor grid-tie são fixados nas estruturas já existentes no imóvel.

Quando não é possível fazer isso, a instalação do sistema requer apenas poucas adaptações.

Incentivos fiscais para opção de uso da Energia Solar

Essa é uma das maiores vantagens de optar pela instalação de energia solar fotovoltaica:

Além da economia com geração de energia, ainda há a economia que os comércios podem ter ao receberem incentivos fiscais do governo.

Isso faz parte do Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica, criado em 2015 pelo Governo Federal, visando reduzir consideravelmente o consumo de energia termoelétrica.

Sem surpresas com a conta de energia

Optando pela energia solar em seu comércio, você fica protegido daqueles inesperados aumentos nas tarifas da energia elétrica, sem precisar ter aquela surpresa desagradável quando chega a conta da luz.

A energia solar prepara seu estabelecimento comercial para suprir a demanda de energia com toda tranquilidade e segurança.

Energia solar fotovoltaica no seu comércio é uma excelente opção

O sistema de energia solar fotovoltaico utiliza como fonte de energia o sol, elemento natural gratuito, abundante e eficiente, o que o torna de extrema confiabilidade e simplicidade – dando ao seu comércio economia e respeito ao planeta.

Leia também: Conheça as modalidades de financiamento de energia solar e o passo a passo para aprovação

Fique livre da conta de luz - Invista no seu sistema fotovoltamico e reduza sua conta de luz em até 95%

2 comentários para “Principais vantagens da energia solar para lojas e comércios em geral

  1. Tenho pesquisado sobre a utilização da energia solar em lojas e não tenho achado muitas informações. Muito bom! Todos os artigos são sobre utilização em residências.

    Como posso entrar em contato e fazer um orçamento?

    1. Ficamos felizes de ajudar com informações úteis!

      A utilização da energia solar para comércio e lojas tem se tornado cada vez mais comum, então citamos nesse artigo as principais vantagens para ajudar a esclarecer os pontos de dúvida dos clientes. As vantagens são muito grandes, mas algumas pessoas ficam receosas por desconhecimento ou por achar erroneamente que é algo complicado e demorado.

      Temos uma página direcionada para empresas e indústrias, onde você pode ter mais algumas informações sobre a energia solar focada esse nicho e solicitar um orçamento:
      https://negocios.sunus.com.br/

      Caso prefira, entre em contato conosco pelo telefone/whatsapp: 31 3266-4000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

**