Sunus Sistemas Fotovoltaicos - Energia Solar em Belo Horizonte
Email: [email protected]
Phone: (31) 3266-4000
Url:
Avenida Brasil, 1104 - Funcionários
Belo Horizonte, MG 30140-001
O que é a energia solar e como podemos nos beneficiar com o seu uso

O que é energia solar e como podemos nos beneficiar com o seu uso

A energia solar vem se tornando cada vez mais comum ao redor do mundo, e se tornou tendência no Brasil nos últimos anos. A energia solar é uma solução sustentável, sendo uma das alternativas mais promissoras para a geração de energia no futuro.

Durante o conteúdo, vamos falar sobre o que é energia solar, bem como os seus diferentes tipos. Além disso, vamos explicar alguns dos principais benefícios desse tipo de energia.

Quer saber mais sobre a energia solar e como podemos nos beneficiar com o seu uso? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

O que é energia solar

A energia solar, como o próprio nome demonstra, é a energia gerada com a incidência solar. Basicamente, a luz solar é captada por painéis específicos, onde a luz é convertida em energia.

Porém, a energia solar pode ser de dois tipos: energia solar fotovoltaica e energia solar fototérmica. Na energia solar fotovoltaica, a luz solar é literalmente convertida em energia elétrica, capaz de abastecer residências ou espaços comerciais.

O que é energia solar

De forma resumida, a energia solar fotovoltaica nada mais é do que um sistema para que as coisas elétricas da sua casa, como tomadas e lâmpadas, funcionem. Nesse tipo de energia solar, o sol energiza os elétrons do material semicondutor presente nas células fotovoltaicas, gerando uma corrente elétrica.

Já a energia solar fototérmica utiliza o calor do sol para aquecer a água, que é utilizada em chuveiros e torneiras. Conhecida popularmente como energia de aquecimento solar, esse tipo de energia funciona de forma bastante simples.

Esse sistema utiliza painéis diferentes, onde a água passa por dentro deles, e é aquecida naturalmente com o calor do sol. Depois, ela é armazenada em um reservatório térmico, garantindo que continue quente por longos períodos.

Ou seja, a energia solar pode ser utilizada tanto para abastecer a sua residência quanto para manter a água de torneiras e chuveiros aquecida naturalmente.

Quais são os benefícios da energia solar

São vários os benefícios da energia solar, por isso, vamos falar um pouco mais sobre eles.

Sustentabilidade

Sustentabilidade da energia solar

Um dos principais benefícios da energia solar é o de ser uma fonte de energia sustentável. Por usar a energia proveniente do sol, a energia solar não gera nenhum tipo de poluição ou prejuízo para o meio ambiente durante a geração de energia elétrica ou térmica.

A energia solar é considerada limpa porque não emite gases de efeito estufa, como dióxido de carbono e metano, durante o processo de geração de energia. Isso a diferencia de fontes de energia como carvão e gás, que emitem grandes quantidades de gases de efeito estufa quando são queimadas para gerar energia.

Além disso, todos os materiais usados nas placas solares de um sistema de energia solar são recicláveis, diminuindo consideravelmente os danos para o meio ambiente.

Outro diferencial que torna a energia solar sustentável é que cada sistema tem uma vida útil em torno de 25 anos, diminuindo os resíduos gerados.

Alta geração de energia

Alta geração de energia solar no Brasil

O Brasil é um país onde o nível de incidência solar é muito alto, garantindo que mesmo em residências, a geração de energia seja bastante alta. E isso acontece porque, como você já deve ter percebido, o sol é uma presença constante no nosso país.

O Brasil está entre os países com maior incidência solar do planeta. Com uma posição privilegiada na região tropical, o país tem uma grande quantidade de luz solar disponível durante todo o ano, o que torna a energia solar uma opção viável para a geração de energia elétrica.

Além disso, o Brasil tem um potencial enorme para a geração de energia solar devido a sua extensão territorial e sua população, o que faz do país um dos maiores mercados potenciais para a energia solar na América Latina.

Dessa forma, mesmo nos períodos de chuvas ou durante o inverno, é possível gerar energia suficiente para suprir a demanda energética da sua casa ou comércio.

Em janeiro de 2023 a energia solar superou a energia eólica e se tornou a segunda maior fonte de energia do Brasil ao atingir a marca de 23,9 gigawatts de potência operacional instalada.

Esse número corresponde a 11,2% da matriz energética do país.

A matriz hídrica continua sendo a principal fonte de energia do Brasil, representando 51% do total com a marca de 109 gigawatts.

Economia

No Brasil, temos a segunda conta de energia elétrica mais cara do mundo, sendo de 34,2% da renda per capita familiar. No ranking, o Brasil perde apenas para a Colômbia, que possui energia que corresponde a 50,4% da renda per capita familiar.

Além disso, 46,5% da conta de energia são referentes a impostos, taxas, perda de energia no sistema e furtos de energia. Sendo assim, os outros 53,5% do valor são correspondentes a energia distribuída.

Ou seja, ao ter um sistema de energia solar na sua casa ou comércio, você garante muito mais economia na hora de pagar as suas contas de energia.

A economia de um sistema de energia solar se dá porque, ao gerar a sua própria energia, você não precisa efetuar a compra da mesma das distribuidoras.

Além disso, toda a energia que for gerada em excesso pode ser vendida para essas distribuidoras, gerando créditos para o gerador.

Esses créditos serão posteriormente transformados em descontos na sua conta de energia, garantindo uma economia de até 95% do valor da conta. Outro fator que faz com que a energia solar gere economia é o retorno financeiro.

Cada sistema tem uma vida útil de aproximadamente 25 anos, garantindo um retorno financeiro 4 vezes maior que o investimento inicial.

Por isso, fazer a instalação de um sistema de energia solar pode até parecer caro, mas a economia a longo prazo é muito maior.

Possibilidade de investimento

Possibilidade de investimento com a energia solar

A geração de energia solar vem se tornando uma ótima opção de investimento para quem está procurando por investimentos de baixo risco.

Com rendimento entre 24% e 36% ao ano, a energia solar é mais rentável que muitas opções de investimento em renda fixa, como a poupança.

É possível efetuar a venda da energia gerada pelo seu sistema para a distribuidora por meio de leilões da ANEEL, bem como para consumidores, no mercado livre de energia.

Ou seja, além de gerar a energia para a sua casa e utilizar o restante como créditos, você pode também efetuar a venda direta dessa energia.

Dessa forma, ao invés de receber a energia excedente gerada como créditos em uma próxima conta, você pode transformar a energia elétrica em uma forma de renda.

São muitos os benefícios da energia solar, que podem até mesmo se tornar uma fonte de renda passiva para a sua família. Agora que você já sabe mais sobre o que é energia solar e como você pode tirar benefício dessa energia, basta entrar em contato com a nossa equipe de especialistas. Vamos ficar muito felizes em te atender e te ajudar com tudo que você precisa para ter o sistema de energia solar ideal para você e para a sua família.

Leia também: Conheça as modalidades de financiamento de energia solar e o passo a passo para aprovação

Fique livre da conta de luz - Invista no seu sistema fotovoltamico e reduza sua conta de luz em até 95%

2 comentários para “O que é energia solar e como podemos nos beneficiar com o seu uso

  1. Eu tinha algumas dúvidas sobre o que é energia solar e quais eram os benefícios, pois escutava muito sobre o assunto, mas de forma superficial.

    Pelo visto, é um ótimo custo benefício e não tem o custo elevado como eu pensava.

    1. Muito obrigado pelo seu comentário, Maria Eloísa!

      É muito comum as pessoas não saberem exatamente o que é energia solar. Como se trata de uma solução que se tornou acessível a todos há pouco tempo, é comum confundir algumas informações ou desconhecer as verdadeiras vantagens da energia solar.

      A verdade é que é uma solução com ótimo custo-benefício, muito mais econômica que a energia elétrica convencional e com acesso facilitado nos dias atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

**