Tendência: Como Condomínios estão reduzindo suas contas de energia com energia solar

Confira como Patrimar, Novolar, MRV e outros dos nossos clientes estão economizando em seus gastos em energia

Várias construtoras no Brasil, a exemplo da MRV, Novolar, Patrimar, e Prix, têm entregado seus empreendimentos com energia solar, instalado pela Sunus, para atender o consumo de energia das áreas comuns e até mesmo dos apartamentos…

Seguindo esta tendência, vários condomínios, comerciais e residências, a exemplo do edifício Rio de Janeiro, do edifício Imperador, e do condomínio Riviera tem instalado, tbm com a Sunus, sistema de energia solar em suas áreas comuns, para reduzir suas despesas operacionais.

A energia solar vem ano após ano se mostrado como uma alternativa eficiente e sustentável para a redução de custos com energia elétrica.

Neste blog post, vamos apresentar alguns dos benefícios que a Sunus proporciona para condomínios e como a energia solar pode proporcionar economia significativa aos seus moradores.

O potencial da Energia Solar na região de BH

O clima ensolarado na maioria do ano aqui de Belo Horizonte oferece um cenário ideal para eum pretende instalar um sistema de energia solar. Os painéis fotovoltaicos, ao captarem a luz solar, produzem eletricidade que, após convertida em corrente alternada, vai servir para quem pretende abastecer os eletro/eletrônicos que utilizamos no dia a dia.

Esta alta disponibilidade de sol ao longo do ano não apenas garante uma fonte de energia relativamente estável, mas também assegura uma redução significativa na dependência de fontes de energia tradicionais, promovendo uma maior sustentabilidade e eliminando os riscos de ter suas contas impactadas por bandeiras tarifárias em períodos onde as termelétricas estão operando.

Redução das contas de luz

A adoção de um sistema fotovoltaico em condomínios oferece uma redução muito considerável nas contas de luz. Estes sistemas convertem a energia da luz do sol em eletricidade, diminuindo a dependência da rede elétrica tradicional. Além disso, o excedente de energia gerado pode ser reintroduzido na rede, gerando créditos que podem ser utilizados em até 5 anos caso seu consumo aumente ou em algum período seu sistema gere um pouco menos de energia.

Este processo proporciona uma economia substancial, tornando-se um método eficaz e sustentável de gerenciamento de energia. A longo prazo, a energia solar assegura estabilidade financeira e previsibilidade de custos, contrastando com a flutuação das tarifas convencionais de eletricidade, que sempre sobem e de maneira imprevisível, como o caso citado anteriormente das bandeiras tarifárias.

Geração compartilhada: Parcerias de Sucesso com Patrimar, Novolar e MRV

Cada um dos projetos que a Sunus desenvolve é único e pensado específicamente para atender o presente e o futuro dos nossos clientes. Não foi diferente nos casos da Patrimar, Novolar, MRV e outros condomínios que ja atendemos na região metropolitana de Belo Horizonte, refletindo a excelência e o nosso compromisso com o retorno do investimento.

No Condomínio do Edifício Apogée, construído pela Patrimar, implementamos um sistema de 66,0 kWp, que conta com 200 módulos, gerando uma economia de R$70.000 todos os anos!

Já no luxuoso Condomínio Riviera, instalamos 166 módulos com uma potência de 89.64 kWp, alcançando uma economia anual que ultrapassa os R$120.000.

Esses empreendimentos, situados em Nova Lima, MG, são exemplos práticos de como a energia solar pode agregar valor, economia e sustentabilidade aos condomínios.

Valorização imobiliária

A instalação de sistemas de energia solar em condomínios não apenas economiza custos, mas também valoriza os imóveis. Nos dias atuais, onde a consciência ambiental está em ascensão, ter um sistema de energia limpa e renovável é um atrativo significativo para compradores e locatários.

Este aspecto torna os imóveis mais atraentes no mercado, potencializando seu valor de revenda ou locação, o exemplo que citamos do edifício Apogee possui apartamentos que chegam a múltiplos 8 dígitos de valor de mercado, o que faz com que esse investimento em energia limpa seja um diferencial absolutamente necessário para o público comprador.

Empresa de energia solar em Ouro Preto - MG

Incentivos fiscais e financiamento facilitado

Na região de BH, os incentivos fiscais e linhas de crédito específicas para a instalação de painéis solares em condomínios tornam este investimento ainda mais atrativo. Esses incentivos, oferecidos tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, reduzem o custo inicial e aceleram o retorno financeiro do investimento em energia solar, é o caso do projeto Sol de Minas, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais.

Bancos e instituições financeiras também reconhecem a importância da sustentabilidade e, portanto, oferecem opções de financiamento que facilitam a adoção dessa tecnologia. Dois exemplos são os programas Santander Sustentável e o Meu Financiamento Solar, do banco Votorantim.

Conclusão

A adoção da energia solar por condomínios em Belo Horizonte representa uma decisão inteligente, trazendo benefícios econômicos imediatos e contribuindo para um futuro ambientalmente sustentável.

Além de ser uma escolha econômica, a energia solar posiciona os condomínios como responsáveis social e ambientalmente.

Este investimento em energia limpa e sustentável reflete um compromisso com o bem-estar dos moradores e com a proteção do meio ambiente, reforçando a importância de escolhas energéticas conscientes para um mundo mais verde e saudável.

Leia também: Pratos cheios e contas Leves: Por que Hoteis, Pousadas e Moteis cada vez mais investem em energia solar?

3 comentários para “Tendência: Como Condomínios estão reduzindo suas contas de energia com energia solar

    1. Mário Fernandes, a melhor forma de retabilizar com energia solar é fazer um usina para auto consumo, gerando a energia no mesmo local onde ela é consumida. Dessa forma a energia solar é utilizada no momento da geração, e evita o pagamento de taxas e outras perdas que podem existir no sistema. Logo em seguida, gerar a energia para consumo próprio remotamente também é uma excelente opção, pois neste caso a compensação financeira entre a energia gerada e a energia consumida remotamente também é bem próximo, haja vista que você não precisará contratar empresas comercializadores para administrar a geração e a fatura. Por último, gerar a energia para consumo entre familiares, amigos ou pessoas de relacionamento próximo também se mostra muito atrativo, pois enquantos as comercializadoras acabam cobrando “descontos” de 30 a 40% para comercializar a energia gerada em uma usinas fotovoltaica, com pessoas do seu relacionamento você consegue estabeler uma relação ganha/ganha, dando descontos na tarifa de energia da ordem de 15 a 20%, e com isso se tornando uma excelente negócio para que investe e gera a energia e para que consome a energia com este fator de desconto. Caso tenha interesse, entre em contato conosco que explicamos os processos em detalhes e fazemos uma simulação para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

**